Conversa Nutri com Consolação Furegatti
“Acreditamos na força da atuação conjunta”

Pregando união e solidariedade, Consolação Furegatti assume presidência do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo em meio à pandemia; Para ela, as prioridades são: valorização profissional, juventude e expansão pro interior

Em 2020, tomou posse nova diretoria do SindiNutri-SP sob o lema Renovação. Desde que foi fundado, em 1978, é a primeira vez que oito dirigentes (de um total de 20) residem e atuam fora da Capital. Capitaneou esse processo uma Nutricionista de Campinas, Região Metropolitana paulista, Consolação Furegatti.

Com pós em Obesidade e Emagrecimento, ingressou no mestrado em Obesidade Infantil pela UNICAMP. E afirma: “É uma satisfação contribuir para bons hábitos alimentares e ver o paciente melhorar física e emocionalmente”. Na profissão, chegou a gerente em Unidades de Alimentação e Nutrição, realizou atendimentos clínicos, assessoria técnica e teve seu próprio negócio, uma fábrica de alimentos congelados. Mas como ela conheceu o Sindicato?

Na graduação só tinha ouvido falar dos conselhos regional e federal de Nutrição, até que teve uma dúvida trabalhista que só o Sindicato conseguiu responder. “Um dia, de curiosidade entrei no site do SindiNutri-SP. Vi que um funcionário sindicalizado é mais respeitado, tinha alguns benefícios e me sindicalizei”, revela. Em um desses acessos, descobriu um concurso de redação. Amante da escrita, ganhou o primeiro lugar em duas edições seguidas. A relação com a instituição estava selada. Sindicalizou-se em 11/11/2015.

Hoje, já presidente, e com a possibilidade de escrever a história da entidade que aprendeu a admirar, decidiu dividir o poder. Assim, concebeu o primeiro Curso de Formação Sindical do SindiNutri-SP. “Nosso objetivo é empoderar ainda mais nossos diretores para que todos sejam representantes da categoria em suas regiões e áreas de atuação”, explica.

Com fôlego e muita vontade, ela não pensa apenas em deixar um legado para os atuais profissionais, que carecem de maior proteção ante à precarização das relações de trabalho. “Vemos nos estudantes uma turma participativa, questionadora, curiosa e engajada e é disso que precisamos”, defende ela, que já realizou palestras virtuais recentemente para turmas de Nutrição em universidades públicas e privadas.

Acompanhe a entrevista e conheça o SindiNutri-SP renovado, mas que não tem problema nenhum em reconhecer os acertos do passado e honrá-los. Além disso, saiba mais sobre a luta pela valorização profissional em meio à pandemia do coronavírus.

No link abaixo, você pode ter acesso à entrevista COMPLETA
Clique AQUI para baixar o arquivo.

NUTRI NOTICIAS Nº 88
Edições Anteriores
NUTRI NOTICIAS Nº 87
NUTRI NOTICIAS Nº 86